Ministério define grupo para atuar na prevenção ao câncer no trabalho

Diário Interio 14/08/2018

UmGrupo de Estudo Tripartite (GET), formado no âmbito do Ministério do Trabalho, deve apresentar até o fim deste ano propostas sobre medidas e procedimentos de prevenção à exposição de trabalhadores a agentes cancerígenos. O GET foi constituído pela Portaria nº 741, publicada no último dia 31 de julho no Diário Oficial da União, e será composto de até seis membros efetivos, representando o governo, empregadores e trabalhadores. O câncer ocupacional representa de 2% a 4% dos casos da doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A estimativa do Inca para o Brasil, no biênio 2018-2019, é de 600 mil novos casos de câncer, para cada ano. Ou seja, até 48 mil casos podem ser motivados pela exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho, nos dois anos. Os tipos mais comuns são o câncer de pulmão, os mesoteliomas (que começam nas células dos revestimentos internos, especialmente no tórax ou abdome), de pele, de bexiga e leucemias.

 

O auditor-fiscal do Trabalho e coordenador-geral de Normatização e Programas da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho, Elton Machado Barbosa Costa, lembra que existem cancerígenos com os quais a população tem contato diariamente, como a poluição do ar, mas o esforço do GET está concentrado nos ambientes de trabalho, onde a inspeção do trabalho tem condições de atuar.

 
 

Carcinogênicos

Das substâncias ou misturas consideradas carcinogênicas para os humanos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), várias são comuns nos ambientes de trabalho, desde indústrias até salões de beleza, ou mesmo em lavouras no meio rural. Um exemplo é a sílica, utilizada na produção de vidros e porcelanas, que pode causar câncer de pulmão. Outro é o amianto ou asbesto, comum na indústria têxtil e de fibrocimento. Utilizado na produção de telhas, caixas d’água e tubulações, entre outros, o asbesto pode causar fibrose pulmonar, tumor maligno da pleura e câncer de pulmão.

Também estão presentes na rotina das fábricas e indústrias substâncias como o cromo hexavalente, utilizado na fabricação de baterias, soldas e pigmentos, que aumenta o risco de câncer de pulmão e das fossas nasais; e o benzeno, um solvente derivado do petróleo que pode provocar leucemia mieloide.

A lista inclui também metais pesados como o níquel e cromo, a radiação ionizante e alguns agrotóxicos, além de produtos que parecem inofensivos, como poeiras madeira, de couro e de cereais. Os efeitos podem ser ainda piores, quando o trabalhador estiver sujeito à poluição ambiental ou tiver uma dieta rica em gorduras trans, além de consumo exagerado de álcool, agentes biológicos e tabagismo.

Conheça a importância de ter um Regulamento Interno na sua Empresa! Conheça nosso Líder Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho! Nova atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho, quais os impactos para as Empresas? Nova sede Serwork Ribeirão 2024! Equipe Serwork Ribeirão 2024! Janeiro Branco - Mês da conscientização sobre a saúde mental Entenda a diferença entre Estresse e Burnout! Atendimento Personalizado - Serwork Ribeirão Preto 2024! NR-35 - Treinamentos Trabalho em Altura Exames Toxicológicos Serwork Ribeirão! Você sabe o que é CAT ? Qual a sua relevância para as Empresas e Colaboradores? Você sabe o que é ASO? NR-20, LÍQUIDOS, INFLAMÁVEIS E BENZENO O absenteísmo no ambiente de trabalho! Empregada doméstica tem direito a insalubridade? Inclusão de pessoas com deficiência nas Empresas ONDAS DE CALOR NO BRASIL! Quais são os riscos para os trabalhadores? Gestante pode trabalhar em lugar insalubre? Síndrome do Burnout - Saiba o que é! Eventos de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) no e-Social – Das Importâncias e Relevâncias Atuais: Movimento Abril Verde LTCAT e o e-Social NOVIDADE: Coleta de assinaturas biométricas em nossa unidade! CIPA e o Assédio Sexual, Violência no Ambiente de Trabalho e as Mudanças na Legislação Outubro Rosa Cronograma de Implantação do eSocial Nunca foi tão importante a Medicina e Segurança do Trabalho Saúde ocupacional Ribeirão Preto tem primeiro caso suspeito de coronavírus Medicina do trabalho Já parou para pensar sobre o que é doença ocupacional? Tenho um funcionário improdutivo - O que eu faço? Serwork Ribeirão® - Marca Registrada Treinamento de NR20, líquidos, inflamáveis e Benzeno Treinamento de NR35 Trabalho EM altura Embate entre INNS, empregado e empresa Saúde orienta sobre as medidas preventivas contra o sarampo Mais de 150 concursos com inscrições abertas reúnem 21,4 mil vagas no país Uma equipe preparada Serwork Ribeirão vira notícia em Revista Iniciada a 2ª fase do eSocial para empresas com faturamento até R$ 78 milhões Ministério define grupo para atuar na prevenção ao câncer no trabalho Trabalhar em casa pode prejudicar sua saúde mental

O QUE ESTÁ ESPERANDO ?

Entre em conosco agora mesmo.

Contato