Trabalhar em casa pode prejudicar sua saúde mental

Paige Smith 24/05/2018

Cada vez mais e mais pessoas estão escolhendo trabalhar de casa, no sistema home office, seja parcial ou integralmente. O Serviço de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos (U.S. Bureau of Labor Statistics) informou que 22% das pessoas trabalharam de casa ao menos um dia em 2016.

 

E embora a ideia de ficar enviando emails da mesa da cozinha e sem calças pareça interessante, não é o mundo ideal. Há vantagens e desvantagens significativas na opção fora do escritório, particularmente no que tange à sua saúde mental.

 

Cara Maksimow, uma terapeuta profissional, contou ao HuffPost que muita gente opta por trabalhar de casa por estar à procura de um meio de vida mais balanceado, já que trabalhos remotos podem "tirar um pouco das pressões que você tem que lidar ao ir todos os dias para o escritório". Pense: deslocamento, trabalhar sobre a supervisão de alguém ou comparecendo em reuniões.

 

Ryan Hooper, um psicólogo de Chicago, também acredita que "a flexibilidade e a independência podem ser maravilhosamente libertadoras para algumas pessoas". Não apenas você tem menos regras para seguir, mas você também tem maior autonomia sobre seu tempo. Você pode agendar suas tarefas mais difíceis para o horário de maior produtividade, tirar duas horas de almoço para recarregar ou ainda comparecer a uma aula de ioga no meio da manhã.

 

Particularmente, se você se sente preso pelas horas ou pelo ambiente do escritório, Hooper diz que trabalhar de casa pode ser a solução para reduzir o seu estresse e dar mais alegria e diversão à sua vida.

Trabalhar de casa pode vir com um preço.

Essa não é uma regra global, no entanto. Para algumas pessoas, trabalhar de casa pode colocar a saúde mental delas em risco, causar um sentimento de solidão ou isolamento, Hooper apontou. Quando você não tem um escritório para ir, acaba perdendo oportunidades de socializar e de se conectar com companheiros de trabalho.

"Para algumas pessoas o feedback e o círculo de pessoas que convivem no escritório é essencial para o desenvolvimento do trabalho", explicou Hooper.

Além do sentimento de solidão, trabalhar de casa pode causar dificuldades em estabelecer limites.

"Pode ser de extrema utilidade fazer algumas tarefas domésticas durante o dia de trabalho, tais como lavar roupas ou pegar as crianças na escola", avalia Maksimow, "mas os limites entre casa e trabalho podem se confundir e ficar difícil de separar". "Como resultado, você pode acabar trabalhando horas a mais, e isso pode cortar seu tempo com a família ou de sono".

Você também pode experimentar aumento de ansiedade ou de estresse, já que "trabalhar remotamente cria uma pressão único de ter que parecer ocupado", ,avisou Jane Scudder, coach de desenvolvimento e transição de carreiras. Como você não está presente no escritório, ela explica, você acaba se sentindo na obrigação de estar online a cada hora, de se fazer constantemente disponível, ou seja, mostrar que está gastando seu tempo de maneira produtiva.

Para deixar o assunto ainda mais complicado, pessoas que trabalham de casa talvez tenham um sentimento de culpa pela forma como se organizam, Scudder explicou. Essa culpa, em conjunto com a ansiedade que vem de se provar constantemente, pode fazer com que trabalhadores remotos questionem seu valor, ela disse.

 

Como saber se trabalhar em casa é o ideal para você?

Como você se comporta em um ambiente de home office depende de uma mão cheia de fatores, como suas acomodações, saúde, personalidade, cultura, hábitos e obrigações diárias.

Se você está considerando trabalhar de casa pela primeira vez ou em transição para voltar a um ambiente de escritório, Scudder diz ser importante perguntar: "Do que você precisa para ser um humano completo e trabalhador?" "Você precisa de um espaço independente para trabalhar", ela diz, ou prefere se relacionar com as pessoas regularmente?

"Eu te desafio a fazer um estudo honesto sobre seus hábitos e tendências de trabalho", acrescenta Hooper. "Ser uma pessoa que se cobra, manter boa organização e ter boa comunicação é muito importante para se trabalhar de casa", ele explicou.

É especialmente importante considerar seu histórico de saúde mental quando tomar essa decisão. Se você costuma lutar contra a depressão, por exemplo, trabalhar de casa pode potencializar sentimentos de solidão e perpetuar a inatividade.

"Tendo a dizer que trabalhar em um ambiente externo pode ser mais benéfico para quem luta contra a ansiedade ou a depressão do que trabalhar em casa", opinou Hooper. "Pesquisas sugerem atividades comportamentais para depressão (em outras palavras, atividades fora de casa) e meios de evitar a ansiedade em atividades fora de casa", acrescentou.

É claro que isso também pode funcionar da maneira oposta. "Há ocasiões em que o ambiente de trabalho é tóxico e acaba se tornando um gatilho para ansiedade ou depressão, gerando conflitos ou animosidades", opinou Maksimow. Nesse caso, trabalhar em home office pode ser um alívio e um conforto.

Não há uma fórmula perfeita para descobrir se trabalhar de casa é ou não bom para você. Como você irá se comportar e responder a um trabalho remoto é completamente dependente das suas necessidades individuais, explicou Maksimow. Se você se sente infeliz com seu atual status de trabalho - seja em casa ou em um escritório - e não tem certeza do que fazer, considere conversar com um tutor que te ajude a pesar suas opções.

E se você decidir trabalhar em casa, essas dicas irão te ajudar a permanecer saudável e feliz:

1. Estabelecendo uma zona de trabalho

Arrumar um espaço de trabalho em casa é essencial para sua produtividade e seu foco, diz Scudder, mesmo que seja um espacinho na mesa da cozinha ou uma pequena mesa no cantinho da sala. "De qualquer forma, precisa ser um espaço que você vá quando tiver que trabalhar e deixe para trás quando o serviço estiver feito", ela reforça.

2. Siga um planejamento

Seguir um planejamento é a chave quando se está trabalhando de casa, diz Hooper. "Se não for assim, fica fácil procrastinar ou se atarefar demais", ele explicou.

Além de definir claramente as horas de trabalho, Scudder também recomendou acordar em um horário regular todos os dias, tomar banho e se vestir de acordo. "Isso não significa que você precise se embonecar para trabalhar de casa, mas que tenha uma rotina para manter", ela diz.

3. Cuide-se

Maksimow recomenda que você arrume tempo todos os dias para exercicios, meditação e para práticas de bem-estar. Isso inclui sair de casa para atividades sociais, ela diz, além de reservar um tempo para descansar e relaxar. "Desconectar-se do trabalho é um componente importante para você se sentir motivado e renovado", ela explicou.

 

Fonte e imagem: https://www.huffpostbrasil.com/2018/05/24/trabalhar-em-casa-pode-prejudicar-sua-saude-mental_a_23441038/

Conheça a importância de ter um Regulamento Interno na sua Empresa! Conheça nosso Líder Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho! Nova atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho, quais os impactos para as Empresas? Nova sede Serwork Ribeirão 2024! Equipe Serwork Ribeirão 2024! Janeiro Branco - Mês da conscientização sobre a saúde mental Entenda a diferença entre Estresse e Burnout! Atendimento Personalizado - Serwork Ribeirão Preto 2024! NR-35 - Treinamentos Trabalho em Altura Exames Toxicológicos Serwork Ribeirão! Você sabe o que é CAT ? Qual a sua relevância para as Empresas e Colaboradores? Você sabe o que é ASO? NR-20, LÍQUIDOS, INFLAMÁVEIS E BENZENO O absenteísmo no ambiente de trabalho! Empregada doméstica tem direito a insalubridade? Inclusão de pessoas com deficiência nas Empresas ONDAS DE CALOR NO BRASIL! Quais são os riscos para os trabalhadores? Gestante pode trabalhar em lugar insalubre? Síndrome do Burnout - Saiba o que é! Eventos de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) no e-Social – Das Importâncias e Relevâncias Atuais: Movimento Abril Verde LTCAT e o e-Social NOVIDADE: Coleta de assinaturas biométricas em nossa unidade! CIPA e o Assédio Sexual, Violência no Ambiente de Trabalho e as Mudanças na Legislação Outubro Rosa Cronograma de Implantação do eSocial Nunca foi tão importante a Medicina e Segurança do Trabalho Saúde ocupacional Ribeirão Preto tem primeiro caso suspeito de coronavírus Medicina do trabalho Já parou para pensar sobre o que é doença ocupacional? Tenho um funcionário improdutivo - O que eu faço? Serwork Ribeirão® - Marca Registrada Treinamento de NR20, líquidos, inflamáveis e Benzeno Treinamento de NR35 Trabalho EM altura Embate entre INNS, empregado e empresa Saúde orienta sobre as medidas preventivas contra o sarampo Mais de 150 concursos com inscrições abertas reúnem 21,4 mil vagas no país Uma equipe preparada Serwork Ribeirão vira notícia em Revista Iniciada a 2ª fase do eSocial para empresas com faturamento até R$ 78 milhões Ministério define grupo para atuar na prevenção ao câncer no trabalho Trabalhar em casa pode prejudicar sua saúde mental

O QUE ESTÁ ESPERANDO ?

Entre em conosco agora mesmo.

Contato